quinta-feira, 6 de maio de 2010

Passando pelo Vale.

Ezequiel 3: 22
A mão do SENHOR veio sobre mim, e ele me disse: Levanta-te e sai para o vale, onde falarei contigo.

Vale no dicionário: Um vale é um acidente geografico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilometros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, comomontanhas ou colinas. Geralmente quem está no Vale está sendo olhada pelas pessoas que estão nos lugares mais altos.

Vale para os crentes: Guerra espiritual. (Alma e espírito) Significa: estar sozinho, sendo testado, passando pelas provas. E qnd estamos em guerra espiritual, parece que estamos em um nível mais baixo do que os outros, parece que todos estão te olhando, nós achamos que só nós passamos por isso, acreditamos que DEUS se esqueceu de nós, se esqueceu de suas promessas em nossas vidas

Para o crente o VALE pode vir sobre a sua vida de várias maneiras.

Uma das maneiras:

Essa guerra espiritual que está passando pode ser devido a algo que ele mesmo procurou, ou seja, o irmão mesmo fez algo que o colocou em alguma situação que pode ser classificada como VALE, por exemplo, o irmão não é fiel a DEUS e acabou fazendo algo que não agradou há DEUS, ou quando ele ainda não conhecia o SENHOR JESUS, fez algo que a conseqüência se arrasta até hoje, um exemplo simples, antes de conhecer o SENHOR JESUS se casou 3 vezes e teve 3 filhos com cada mulher, ou seja hoje ele tem que pagar pensão para 3 ex-mulheres, e quando recebe o salário metade do salário é para pagar pensão, ai ele quer colocar a culpa em DEUS por que não tem dinheiro, mas ele não tem dinheiro por que tem que pagar pensão para 3 ex-mulheres, ou seja a conseqüência de uma vida de pecado antes de conhecer o SENHOR JESUS como único e suficiente salvador. Bem mas não é esse o VALE que eu quero falar nesse artigo, mas sim o outro tipo de VALE que você verá abaixo.

Outra Maneira:

É quando DEUS nos prova, quando passamos pelo vale é por que chegou a hora de sermos provado, quando é DEUS que nos manda para o vale, antes de irmos o Senhor já nós preparou, sem mesmo percebermos, sem mesmo sabermos, nós já estamos indo com a armadura de DEUS (Efésios 6:10), e nessa hora nós não podemos ser covardes, temos que ser corajosos, temos que verdadeiramente enfrentar a prova de joelhos prostrados ao SENHOR JESUS o único que pode nos ajudar nesse momento de angustia, dor e sofrimento é JESUS, irmão saiba de uma coisa DEUS não da nada que você não possa suportar, DEUS conhece nossa estrutura sabe que viemos do pó (Salmos 103:14), e quando você tem JESUS na sua vida ele tira todo o fardo de suas costa, pois o seu jugo é suave e o seu fardo leve (Mateus 11:28-30), e DEUS tem o melhor para você, o diabo veio para matar roubar e destruir, mas JESUS veio para dar vida e vida com abundancia.(1°João 3-08), e não pense você que passar pela prova é algo exclusivo seu, ou de alguns irmãos, não!! Todos passam por provas, o crente que não passa por prova, alguma coisa esta errada, por que DEUS prova o nosso amor perante Ele, irmãos nada é de graça, não existe vitória sem luta, não existe coroa sem luta, mas saiba de uma coisa tudo é para honra e gloria do Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, tudo é para o engrandecimento do nome daquele que um dia virá buscar a tua igreja, uma igreja lavada e remida no sangue puro do seu salvador JESUS CRISTO. Há um propósito para todas as coisas abaixo do céu (Ecl. 3. 1-8). Você pode até não estar entendendo agora, mas saiba que lá na frente você entenderá, saiba que o Senhor revela o profundo e o escondido, conhece o que está em trevas e com ele mora a luz (Dn. 2,22), o seus olhos como chamas de fogo olham o futuro que está por vir para cada pessoa que se coloca na posição de adorador. Quando você esta no vale é por que DEUS quer te passar algo, DEUS quer te usar de uma maneira diferente, de uma maneira que as pessoas não irão nem entender. Irmãos saibam que muitos homens da bíblia passaram por VALES, segue alguns exemplos para nossa meditação.

Homens na bíblia que andou no vale.

Davi: Davi além de escrever no salmo 23: 04, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum por que tu estas comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam, ele também passou pelo vale da angustia, devido a um vale que ele mesmo preparou, depois de ter cometido adultério (2 Samuel 11 01- 25), mas mesmo assim ele clamou ao Senhor e o Senhor teve misericórdia de sua vida (Salmos 51), DEUS é tão bom que até quando nós entramos no VALE por conta própria o senhor nos tira de lá.

Elias: Elias logo depois de ter orado e o fogo ter caído do céu, e logo em seguida ter matado os profetas de bala-al desejou a morte, sentado em baixo de um zimbro desejou a morte, isso é um claro sinal de depressão, ou seja isso é o VALE da depressão que hoje tem rondado as nossas igrejas, que tem destruído vidas, famílias inteiras, mas nesse mesmo capitulo(1 Reis 19) a bíblia diz que um anjo do SENHOR se apresentou a Elias o tocou e lhe disse: Levante-te e come, e eis que no lado de Elias havia junto a cabeceira um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija com água, saiba que DEUS hoje está mandando um anjo pra te despertar, para te tirar desse VALE, ele quer te alimentar com o pão do céu, e com a água que nasce direto do trono de DEUS. Logo depois que Elias comeu aquele alimento, Elias devia de acordar e adorar ao SENHOR, mas não fez isso ele voltou a dormir, hei meu irmão desperta ó tu que dorme (Efésio 5:14), ouça a voz de DEUS, não endureça o seu coração quando ouvires a voz de DEUS (Hb. 3.7-8), o anjo do SENHOR acordou novamente Elias e disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será longo(1 Reis 19 -07 ), meu irmão coma do alimento de DEUS nesse dia, por que a jornada até a cidade celestial é longa, não pare agora porque Jesus está voltando, saiba que mesmo que choramos, mesmo que soframos saiba que há um DEUS no céu olhando para nós. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação (II Cor. 4:17), ou seja esse VALE vai produzir para você uma alegria sem fim, que nem todas as palavras do mundo podem descrever, mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.(1 Cor. 2-09), ou seja o céu é lindo, e a glória e majestosa, não tem como a mente humana tentar imaginar aquilo que está preparado para nós na eternidade celestial e o inimigo que tirar de nossos corações essa esperança maravilhosa, a esperança de um dia morar no céu, a esperança de sermos felizes por toda a vida. E como destruir as fortalezas que nos cercam nesse vale? As fortalezas desse vale são destruídas com muita oração e jejum com esta escrito: Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas (2 Cor. 10:04). Por isso ORE um pouco mais, jejue um poço mais...

Daniel: Daniel andou pelo vale da sombra da morte quando foi lançado na fornalha de forno ardente (Dn.07), mas DEUS foi fiel há ele, pois ele foi fiel há DEUS, esse vale foi DEUS que permitiu na vida de Daniel, e Daniel não murmurou, mas ficou firme nos pés do SENHOR, e Ele deu a vitória para Daniel, e fechou a boca do Leão, irmão pode ficar tranqüilo que DEUS vai fechar a boca desse leão que está nesse vale que você está passando, pode ser que não feche da maneira que você gostaria, mas saiba de uma coisa, será da maneira melhor para a sua vida.

Jesus – homem: Jesus enquanto esteve na terra foi homem, como eu e você, JESUS ele é 100% DEUS e já foi 100% Homem, e quando esteve na terra passou por todas as aflições como nós passamos, quando Jesus foi tentado pelo diabo Ele passou pelo VALE da tentação, mas foi firme não deu brexa para o inimigo e passou pelo vale da tentação, quando Jesus estava no getsêmani Ele passou pelo vale da angustia, ele estava angustiado, pois ele sabia do que estava para sobrevir sobre ele, mas ele ficou firme, Jesus não negou o nome do Pai nas aflições, mesmo sendo DEUS, pos isso meu amado, nós devemos passar pelos VALES, firmes com CRISTO, pois Ele mesmo disse no mundo terei aflições mas tem bom animo, eu venci (João 16:33), JESUS está conosco todos os dias das nossas vidas, Ele não nos abandona, Ele é nosso fiel amigo, e através do Espírito Santo Consolador nos ajuda a vencer as batalhas do dia a dia, irmãos por isso devemos ser firmes e constantes (Cor. 15:58) abundantes na fé, e crendo que Jesus um dia virá buscar a tua igreja.

Meus amados não vamos murmurar perante DEUS, vamos confiar em Cristo Jesus, e saiba que se você está sendo provado é por que DEUS está trabalhando e saiba que DEUS tem o melhor para cada um de nós.

Que DEUS os abençoe e fiquem com DEUS.

Luiz Fernando de Souza, humilde servo do nosso senhor JESUS CRISTO.

6 comentários:

Anônimo disse...

Um estudo muito bom, para edificação da igreja.

Débora disse...

Com Ele somos mais que vencedores :D

Anônimo disse...

Paz do Senhor

Também sou assembléiana
O texto é maravilhoso me identifiquei muito espero uma visitinha de vcs no meu blog:
http://o-melhor-de-deus.blogspot.com
Fiquem com Deus!

Unknown disse...

Deus e Fiel e vela pelas suas palavras para cumpri-la

JAFRE disse...

MUITO BOM ESSE ESTUDO ALMENTA NOSSA FÉ MEIO AS DIFICUDADES DEUS ABENÇOE ESSE PASTOR ESCRITOR QUE DEUS COMTINUI TE USSAMDO COM ESSA SABEDORIA DIVINA ESTUDO EDIFICAMTE DEUS ABENÇOE O SENHOR SEMPRE AMÉM

Cleidenilson disse...

Amém, muito bom o estudo e pra mim que estou passando pelo vale, foi de grande valia.
Que Jesus abençoe o irmão e possa derramar a cada dia mais sabedoria e entendimento que vem do alto.
Paz e Graça.